domingo, 19 de fevereiro de 2012

IV - De olho no futuro - Madame Shade


Voltemos ao que Lola tem a dizer sobre a consulta mística com Madame Shade:
- Não acreditava, fazia até piada... mas, estava ouvindo uma conversinha outro dia no escritório, e uma das meninas que trabalham comigo, disse que veio se consultar há dois anos, e tudo, absolutamente tudo o que a Madame Shade previu, aconteceu. Até mesmo a morte do shih-tzu dela.
- Impressionante - Disse eu, impressionada mesmo - E ai, o que vamos fazer se ela começar a prever um monte de tragédia nas nossas vidas? Saímos correndo?



- Claro que não! - Lola se exaltou - Vou ficar até o fim, até que última palavra sobre a minha vida futura seja dita.
- Estou morrendo de medo. - Confessei no final.
- Eu também... - Sussurrou ela com um ar estranhamente sombrio - mas a curiosidade é maior.
Lola acabou me dando uma boa razão, talvez a palavra curiosidade tenha  um efeito especial no meu cérebro.



 Como já lhes contei, sou uma pessoa curiosa, e só a palavra curiosidade já me deixa curiosa; Além de tudo... se a mulher podia revelar o nosso futuro, então era quase como dar uma espiadinha nos capítulos da semana de uma novela, não é?
Quando não se quiser viver um dia específico, simplesmente toma-se uns comprimidos de valium, dorme-se durante dezoito horas e pula-se pro próximo capítulo, sem ter que lidar com o stress.



Então, Lola foi chamada antes de mim, e apesar de eu estar tentando me persuadir com a curiosidade - de maneira quase desesperada - nunca entraria naquela sala antes de ter certeza que iria sair viva dela.


E enquanto esperava que a minha amiga se consultasse, a fim de não morrer de tédio resolvi prever o futuro do futuro que a Madame Shade iria prever para mim - Como não sei que cara tem a vidente, vou pegar emprestada a imagem da assistente, só para que eu não tenha que conversar com uma cadeira vazia - E, bom... sendo completamente positiva, posso apostar que ela dirá:
"Justine, Justine... - Um sorriso encantador surgirá em seus lábios - Vejo na minha luminosa bola de cristal que você vai se casar com o Rick sim! Ele vai deixar de implicar com você e com o seu trabalho, e veja! Vocês montarão um negócio muito lucrativo, algo relacionado a eventos; vão acumular uma grande fortuna, vocês terão uma vida inteira cheia de felicidades, além de um adorável casal de filhos... eles serão lindos e inteligentes, não terão problemas na adolescência e... Ah, sua vida será perfeita, pode ir embora e dormir tranquila!"


Acordei do meu pequeno devaneio logo que Lola deixou a sala com uma cara de dar medo, dei um pulo do sofá e fui ao seu encontro no mesmo instante, e assim que me aproximei ela anunciou com a voz muito baixa:
- É a sua vez.
Num ato de completo desespero, perguntei a ela:
- O que ela te falou pra você estar com essa cara? Você vai morrer em breve?
Lola não me encarou para responder:
- Não, ela não disse isso. Depois conversamos, é a sua vez.



Cumprimentei Madame Shade rapidamente, e fui logo me sentando, ela também não foi de fazer cerimônias. Depois que eu já me encontrava instalada ela perguntou o meu nome e com a voz hesitante, respondi:
- Justine.
Ela balançou a cabeça umas quatro vezes seguidas, voltando a sua atenção para a esfera esquisita em sua frente.
Não levou muito tempo até que ela começasse a profetizar:
- Então, você é amiga da Lola? Essa moça que acaba de sair daqui?
- Sim... - Concordei - somos amigas há bastante tempo, creio que nossa amizade tenha uns nove anos.



- Sei, e... você... hum - Seus olhos se estreitaram - você tem um namorado e pretende firmar o compromisso, é isso?
Fiquei muito surpresa por ela ter acertado em cheio o meu lance com o Rick, sendo assim respondi um pouco temerosa:
-Ah, sim... na verdade, Rick está planejando o casamento para daqui uns dois anos.
- O casamento irá acontecer, em breve. - Ela foi categórica.
- Em breve? - Me exaltei, e quase sai pulando de felicidade pela sala. - Mas isso é maravilhoso!



- Sim, em breve. Mas antes, devo dizer que... você vai passar por muitas provações, vai ser traída.
- Traída?! Pelo Rick?! - Minha garganta secou - Ele... vai ter coragem de fazer isso comigo?! Que calhorda! Olha, muito me admira que eu vá me casar com ele, já estou ficando com raiva antes mesmo de acontecer, a senhora pode acreditar? - Ela me olhou como se eu a tivesse atrapalhando, e eu me desculpei imediatamente.
- Sim, traída... mas ouça... a traição não será um fato consumado, e pode não ter a ver com o... Rick - Ela olhou fixamente para a esfera brilhante e eu tive muitas dúvidas - Isso é um conselho.


- Entendo, e... sem querer atrapalhar as suas visões, não dá pra saber mais ou menos o nome da pessoa e o enredo da coisa? Sabe como é? Para que eu  possa ao menos me defender!
Devo dizer que ela não respondeu, e deu continuidade:
- As coisas parecerão perdidas, Justine, e vai ser quando você se encontrará. Quando tudo parecer errado, vai ser o certo, quando você achar que é uma miserável... as coisas irão se ajustar, e você vai ser uma pessoa feliz, mas... não da forma como você acha, você está muito enganada a seu respeito... e também sobre o seu futuro.



- Se vou me casar em breve, como posso estar enganada? Isso significa que tudo está caminhando exatamente para onde eu quis!
- Devo comentar que tudo vai acontecer muito rápido... talvez você nem se dê conta dos fatos, mas digo que você vai crescer muito como pessoa, em pouco tempo seus valores irão mudar, sua vida vai mudar, vai ser muito bom pra você... É isso, são cem pratas.
- Mas... espera, isso significa o quê? Que vou fazer um curso? Crescer como pessoa em que sentido? Me tornar uma intelectual, ou me tornar uma jamanta?!!
- Você vai saber, Justine... certamente você vai.



Não que eu tenha saído arrasada da sala como Lola havia saído, mas estava longe de estar saltitando de felicidade.
A parte do casamento até tinha me animado, entretanto... não foi o suficiente.
Vejam, não acho chato me tornar uma intelectual, porém... não consigo entender em que ponto eu vou precisar fazer isso sendo mixóloga, ou será que não vou precisar?
Será que vou cair, bater a cabeça e me tornar inteligente da noite pro dia?
Nunca imaginei que sairia de uma consulta mística mais encanada do que entrei.



Lola, não quis entrar em detalhes sobre o que a Madame Shade contou a respeito de sua vida futura, só disse que ela vai encontrar alguém depois de muito se divertir, mas que vai precisar rever os seus conceitos como pessoa.


Devo dizer que alguns meses nos separam do fatídico dia da consulta mística, e as coisas continuaram iguais - Iguaizinhas mesmo, sem tirar nem por - digo isso porque, meu casamento não saiu como foi previsto... Rick "o muquirana" sequer trocou a nossa aliança de compromisso por uma mais nova, e eu não me tornei nada intelectual.


Até forcei a barra, e resolvi frequentar a biblioteca por algum tempo em busca de coisas como: Platão, Edgar Allan Poe, Aristóteles, Nietzsche e outras pessoas estranhíssimas, mas achei tudo muito chato e acabei desistindo, o que me fez ter certeza de que nunca, nunca mesmo me tornarei uma intelectual.
A não ser que eu viesse a cair,  bater a cabeça e acordar, de repente, bem mais inteligente.